Com um DCE inoperante, a reitoria da UFCG consegue dá um golpe na Assistencia Estudantil.. .a proposta que em 2006 foi duramente contestada pelos Residentes e DCE, fazemos terrorismo na midia anunciando o Fim da Residencia e do RU, agora é aprovada sem reflexão alguma com a Comunidade Academica.
coisas do REUNI; ujs, ujr, até Juventude do pmdb tem com esse povo da atual gestao do DCE UFCG.
Será o fim do R.U.?
quem já "recebe o RU", como programa de incentivo, não poderá ter acesso a esta bolsa.
Vejamos, se os comensais já estão na fila do RU por falta de renda.....
E o pessoal que mora na Residência Universitária. ....!
Bem, acho que em 5 anos poderemos ter uma proposta para acabar com o RU e a Residência, e dar bolsa para todos.
E depois, que tal diminuir o valor da bolsa!
Ou mesmo excluir....
fonte: http://www.ufcg. edu.br/prt_ ufcg/assessoria_ imprensa/ mostra_noticia. php?codigo= 7468
UFCG lança programa de Bolsas de Auxílio Acadêmico
Serão oferecidas 300 bolsas de R$ 250 mensais. Objetivo é garantir a manutenção do aluno e sua permanência no ensino superior
Visando garantir igualdade de oportunidades de acesso e permanência na universidade pública a todos os cidadãos - uma das diretrizes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) -, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de lançar o Programa de Bolsas de Auxílio Acadêmico.
Serão oferecidas 300 bolsas de R$ 250 mensais cada, com vigência de seis meses, que poderão ser prorrogadas por iguais períodos, sucessivamente, até a conclusão do curso. "É um ação fundamental dentro da nossa política de assistência estudantil, que tem por objetivo garantir a manutenção do aluno em condições que lhe propiciem melhor desempenho", explica o pró-reitor Edílson Amorim.
As inscrições para a seleção de bolsistas, para o período 2008.2, serão abertas nesta quinta-feira, 7, prosseguindo até o próximo dia 15, das 8h às 12h, das 16h às 20h, nas diretorias dos centros, nos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa, e no Setor de Assistência Social da PRAC no campus de Campina Grande.
Critérios
Só pode requerer inscrição no programa o estudante que não estiver incluído em outro programa acadêmico da instituição (exceto como participante voluntário) e que não seja beneficiário de outros programas de assistência estudantil.
A concessão do auxílio será baseada em critério socioeconômico específico, a partir da Renda Individual Relativa (RIR), segundo a seguinte ordem de atendimento: estudante com RIR de até um salário mínimo; estudante com RIR entre um e dois salários mínimos e estudante com RIR acima de dois salários mínimos.
A RIR é calculada subtraindo-se da renda familiar total as despesas com aluguel, educação e saúde, dividindo-se o restante pela quantidade de pessoas da família.
Segundo Edílson Amorim, o estudante selecionado terá direito a continuar com o auxílio nos períodos seguintes, desde que comprove, por meio do histórico acadêmico, aprovação em, no mínimo, cinco disciplinas por período, quando de curso diurno, e, no mínimo, quatro disciplinas, quando de curso noturno.
"A seleção dos alunos também irá considerar, além dos critérios socioeconômicos, outras prioridades, como o fato do aluno ser oriundo da rede pública de ensino; da rede particular de ensino, se mantido com bolsa de estudo, ou se é matriculado em curso de licenciatura" , observou.
A seleção dos candidatos será feita por uma comissão composta por assistentes sociais e psicólogas da UFCG, mediante análise documental. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 26 de agosto.
veja o Mosquitinho/ panfleto - distribuido em abril de 2006
DCE – UFCG “Um DCE por todo Campi”
Abrace e defenda a Assistência Estudantil na UFCG
A Administração Superior da UFCG tem a intenção de:
- PRIVATIZAR o Restaurante Universitário e criar cotas sociais para cobrança de taxas diferenciadas e uma bolsa mediante a prestação de serviços.
- EXTINGUIR a Residência Universitária e criar uma bolsa permanência mediante a prestação de serviços.
- EXTINGUIR o Posto Médico-Odontoló gico sem previsão de substituir os serviços.
Nas entre linhas:
A criação de um programa de bolsas fragiliza o processo e não temos a garantia da permanência do Programa, além dos freqüentes atrasos nas bolsas já existentes.
Redução do número de assistidos pelo programa.
A minimização do papel do Estado com o quadro de servidores (ausência de vinculo com a Instituição), desvalorizando a categoria com as terceirizações, apadrinhamentos, tornando os trabalhadores reféns de uma empresa.
A ausência de serviço médico assistencial preventivo causa transtornos aos usuários diante da complicação para ser assistido em outro local, a distancia, a urgência de alguns casos e as demandas acadêmicas que impossibilitam a espera nas filas do SUS e do HU.
ASSISTENCIA ESTUDANTIL um Direito que se Conquista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário