segunda-feira, 18 de agosto de 2008

11 de agosto – DIA “de Luta” DO ESTUDANTE

JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE

11 de agosto – DIA “de Luta” DO ESTUDANTE

26 de outubro – DIA NACIONAL DE LUTA PELO PASSE LIVRE

A HORA É AGORA

VOCÊ ACHA JUSTO O PREÇO DA PASSAGEM NOS COLETIVOS?

SABE QUEM DETERMINA O VALOR COBRADO NOS TRANSPORTES?

SABIA QUE EXISTE UMA LEI QUE DETERMINA A GRATUIDADE (PASSE LIVRE) PARA OS ESTUDANTES?

ACREDITA QUE A TARIFA NOS ÔNIBUS JÁ FOI A PREÇO DE CUSTO?

Refletindo um pouco:

Já não é novidade que Campina Grande tem uma das maiores taxas de transporte coletivo cobradas no Brasil, mesmo tendo uma pequena distância percorrida, e sua população ter uma das menores rendas dentre as Cidades que dispõe deste serviço PÚBLICO.

Sem levar isso em consideração o Conselho de Transporte, formado por indivíduos que deveriam representar a sociedade, se preocupa somente com os pobrezinhos empresários do transporte Coletivo, e se reúne apenas para aprovar os aumentos.

Para os conselheiros, o lucro dos empresários tem prioridade, independentemente do impacto da tarifa na vida dos trabalhadores, que utilizam ônibus, pagam para os filhos irem à escola, e assim compromete boa parte de seu salário com transporte.

A luta por maiores lucros continua, em detrimento do trabalhador de sua própria empresa, pagando-lhe um salário de miséria e fome. Esse salário de subsistência “deve” ser recebido com alegria pelos trabalhadores sem o direito de estrebucho, enquanto os patrões podem forjar greves (lock out) e reclamar falência do setor.

Da mesma maneira que os empresários estão unidos, o povo também está, de maneira embrionária, mas aos poucos está se conseguindo um espaço político no cenário nacional, estadual e municipal.

Em Campina esta luta tem se direcionado para exigir o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que obriga o poder público a assumir o transporte estudantil como forma de acesso à Educação. A gratuidade para estudantes reduz as despesas familiares, melhora a qualidade de vida e viabiliza a permanência na Escola.

A soma dos impostos que a sociedade paga é mais que suficiente para garantir a oferta de serviços essenciais como saúde, educação e transporte. Não podemos permitir que nosso suor continue enchendo os bolsos dos empresários.

Enquanto muitas das grandes Cidades brasileiras melhoram suas políticas de acesso ao Transporte, garantindo o Passe Livre e meia-passagem cultural aos domingos, na Paraíba é diferente, em 1996 a empresa estadual que oferecia a preço de custo a passagem aos trabalhadores e gratuidade aos estudantes, foi vendida após o sucateamento proposital.

Somente através da vontade e organização da sociedade poderemos mudar essa caótica situação. Transporte é um direito e não uma mercadoria.

Municipalização do serviço de Transporte Coletivo já!

CRIAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE TRANSPORTES - PB

http://200.164.109.133:8081/sapl_documentos/norma_juridica/4664_texto_integral

VENDA DA ESTATAL DE TRANSPORTES - PB

http://200.164.109.133:8081/sapl_documentos/norma_juridica/6030_texto_integral

LDB

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

LDB – PASSE LIVRE

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.709.htm

www.vegetarianismo.org.br

www.mst.org.br

www.psicotropicus.org

www.dceufpb.com.br

www.marxismo.org.br

Nenhum comentário: